segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Noves fora, zero.




Talvez você não recorde muito bem, mas certamente durante seu tempo escolar, era comum aprendermos a fazer a prova dos nove após o resultado de uma soma ou uma multiplicação. Era a forma que tínhamos de ter a certeza que todo o cálculo matemático estava correto. Lembro de minha alegria quando me ensinaram esta dica, visto que eu não era muito adepto à matemática, vivia refazendo meus cálculos porque eu nunca tinha segurança se tinha acertado todas as questões.


Recordar este pequeno capítulo da infância nos convida hoje a tirar a prova dos nove em muitas situações de nossas vidas. “Vigie a si mesmo e ao ensinamento e seja perseverante. Desse modo você salvará a si mesmo e aos seus que te ouvem” (1 Tm 4,16). Sei que não é fácil, mas é preciso reconhecer que muitas vezes agimos tendo quase a convicção de que já estamos plenamente certos em tudo o que fazemos, antes mesmo da permissão ou conveniência de nossa intervenção. Esta prepotência pouco inteligente varre em nós a percepção de que agindo sem vigilância, podemos cair no erro diário de recostar a cabeça no travesseiro com o nosso ser repleto de boas intenções, mas tendo evangelizado muito pouco de fato.


Fazendo este exercício de tirar a prova dos nove no concreto da vida, revemos que às vezes “a conta” é grande por demais e por isso tendemos a nos perder nela. Podemos ver, por exemplo, como palavras certas nas horas erradas não santificam nem quem as ouve (se realmente ouve) e nem a nós mesmos. Podemos observar que muitas vezes diante de uma situação de pecado de outra pessoa já chegamos carregados de exortações e conselhos, onde na verdade podem estar aí disfarçadas as máscaras de nossos preconceitos e recriminações.


É preciso definitivamente que ajamos como Jesus agiu, vigilante em todos os momentos. Os sumos sacerdotes que o perseguiam viviam tramando perguntas e situações para colocá-lo em contradição junto ao povo, mas nEle sempre havia a atenção constante de quem não quer tropeçar em seu ensinamento, e sabia como ninguém medir bem suas palavras e ações. Esta é a arte de Jesus de a todo momento tirar a prova dos nove! Você também está convidado a conhecer este método! Podemos juntos dEle vigiar bem tudo o que dizemos e fazemos, e mesmo ainda que esta seja uma fórmula falível por nossa natureza pecadora, teremos a certeza de que fizemos tudo o que pudemos para acertar e por fim poderemos dizer: “noves fora, zero”.

Matheus Jardelino