domingo, 7 de fevereiro de 2010

Transformando a liberdade nos sonhos de Deus



Talvez você tenha deixado Deus entrar na sua vida há pouco tempo, ou talvez já faça muito tempo que você luta para trilhar o estreito caminho de ser cristão. Seja qual for a sua condição, é preciso entender que não importa se você teve seu encontro pessoal ontem ou há anos atrás, o que vale de verdade é a sua permissão hoje, para Deus realizar os sonhos que Ele tem para sua vida.

Todos nós trazemos na bagagem de nossa história, feridas, lágrimas, sorrisos, verdadeiras e também falsas alegrias. Neste pacote de acontecimentos, Deus sempre esteve contigo, por mais difícil que seja enxergar isso nos difíceis momentos. Sim, Ele esteve ali quando a situação pedia a presença divina, e também quando você fez quis se lembrar d’Ele nos momentos de suas infidelidades. Apesar de suas incoerências, Deus é fidelidade sem distinções, aos que se esforçam a merecê-la e aos mais desmerecedores, aos mais pecadores e aos mais santos, Ele não escolhe estar presente em razão dos méritos de cada um, mas está sempre “à porta pedindo entrada em sua casa.” (Ap 3,20).

Até que cômodo de sua casa você deixou Deus entrar? Talvez você tenha deixado entrar na sua vida, mas tenha limitado Sua presença à sala de estar, ou no máximo a alguns outros cômodos mais comuns de sua casa. Porém, enquanto você não convidá-Lo aos cômodos mais interiores, aos quartos mais escuros de sua vida, Ele não poderá entrar ali. Afinal de que adiantaria a você, servi-Lo fora de casa, na igreja e na vida dos outros, se você não pode servi-lo primeiro dentro de si mesmo?

Deus te deu as chaves de sua vida e só você pode abri-la completamente. Essas chaves estão em suas mãos, estão em sua liberdade, dom mais precioso que Deus pôde te dar. Todo dom é um presente do alto, mas só é possível desfrutar bem deste presente, se você se lançar na coragem de quem confia que os sonhos dEle vão muito além dos seus. É preciso deixar Deus entrar nos seus quartos mais escuros, para que tudo se torne mais claro em sua vida, para que a dúvida deixe de te assolar e comece a brotar em você uma nova certeza, a certeza de que o céu começa dentro de nós quando nos decidimos a sonhar os sonhos de Deus.

Nesta decisão de transformação é preciso estar ciente de duas coisas. A primeira é que nesta rica viagem rumo aos sonhos de Deus, as bagagens nos pesam, muitas atitudes em nós precisam ser abandonadas, deixadas para trás e perceber que Ele providenciará o necessário durante o caminho. A segunda é que a vontade de Deus nem sempre nós agradará ao primeiro instante, e por isso é preciso ser dócil, deixando que Ele nos convença dos rumos a que Ele quer nos levar. Sabendo dessas verdades, o caminho continuará duro e difícil, mas as perdas se tornarão mínimas quando comparadas à recompensa que Ele mesmo nos prepara.

“Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” (1 Cor 2,9). Mesmo que não consigamos entender os caminhos de Deus, mesmo que não seja possível enxergar o horizonte desta estrada, é preciso confiar que algo muito bom Deus sempre tem para nós. Abra mão dos seus excessos de bagagem, deixe para trás seus pesos, siga firme este caminho de pedras e você não se arrependerá. Tenha a coragem do cristão que ganha nas perdas, tenha a decisão dos que retiram os seus excessos, assuma a postura de alguém que se lançou no desafio de dar frutos aos dons que recebeu, dizendo: “Hoje transformo a minha liberdade nos sonhos de Deus para mim”.

Matheus Jardelino Dias